Monday, April 25, 2005

Opinião

Ao ler a última declaração do nosso presidente Lula sobre a classe média, pensei numa frase dita por Franklin Roosevelt:"A liberdade de palavra não tem qualquer utilidade para um homem que nada tem a dizer." O presidente, antes de sua ascensão ao cargo máximo da República tinha duas facetas: ou ele era extremamente rebelde e utópico ou ele detinha uma verdade que ninguém queria enxergar. Sabemos que o próprio PT nunca deixou Lula ficar desinformado sobre nada do que se passava no país, e como um bom auto-didata, aprendeu sobre os problemas do Brasil e junto de seus amigos traçou alguns planos mirabolantes para resolver todos eles. O que ele não sabia porém é que "do outro lado do balcão a cerveja é mais amarga", ou seja, ele aprendeu da forma mais prática possível que ser presidente do Brasil não é o mesmo que maldizer o próprio país. e pior: Lula perdeu uma grande parte de sua identidade ideológica com a eleição.

Segundo o site Terra (www.terra.com.br) Lula declarou: "Às vezes, um cara está num bar tomando um chopp e xinga o banco, os juros, e no dia seguinte é incapaz de levantar o traseiro e fazer a transferência para um banco mais barato. É o comodismo". Ora, meu caro leitor, nós vivemos em solo firme neste país e sabemos que não há bancos baratos, que não somos cômodos com nenhuma situação e principalmente que quem proferiu esta frase veio de uma classe inferior à média e trabalhou tanto quanto qualquer pessoa com 25 anos de carteira assinada. Lula foi mais uma vez infeliz ao tentar explicar porque o governo não consegue estabilizar os juros, mesmo sabendo que boa parte disso se deve à desigualdade social que ele combate, à carga tributária que ele tanto necessita e à vários outros fatores que nem nos cabe comentar aqui.

O repertório de "pérolas" do senhor presidente está aumentando, bem como algumas atitudes que jamais poderíamos pensar que ele viesse a ter. O site Terra não deu tanta ênfase ao que foi dito, deixando apenas um espaço para que os leitores comentem tal declaração, porém foi o suficiente para explodir a indignação dos que sabem realmente o que se passa com a classe média. Uma nova comunidade foi criada no site de relações Orkut a respeito desse assunto, inclusive.

Luiz Guilherme Amaral é estudante de Comunicação Social da ESAMC Sorocaba

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Estou indignado, inconformado, absolutamente.

Esse é o presidente do meu páis.
só por Deus mesmo.

ass

Fernando Gemente

9:10 PM  

Post a Comment

<< Home