Saturday, May 28, 2005

Mairinquense não é Índio

Algumas vezes ouvimos gozações por parte de pessoas de outras cidades ou até mesmo de munícipes que não estão satisfeitos com Mairinque, e uma delas é dizer que “mairinquense é índio”. Porém, tal afirmação pode ter um sentido mais amplo e por isso não ser tratada como uma ofensa.

Os índios são uma etnia que sofreu influência européia na chegada dos colonizadores portugueses, lá em mil quinhentos e guaraná de rolha. Foram forçados a aceitar uma religião européia que para eles não fazia o menor sentido, pois cultuavam elementos visíveis, como o Sol, a Lua, entre outros. Muitos deles foram dizimados' por conta de tais colonizações, e certas tribos de índios vivem com objetos típicos de uma civilização, como antenas parabólicas, televisão e computador. Se pensarmos que o propósito da ofensa é dizer que somos tão desprovidos de qualquer educação e tecnologia como os índios, talvez haja algum engano nessa ofensa, haja vista que várias coisas que eles possuem hoje se assemelham com os objetos que estão em nossa casa. Quanto aos que mantém a tradição, e que obviamente são a referência para tais gozações, pensemos o seguinte: os índios vivem numa cultura de subsistência, ou seja, eles comem o que plantam e dividem o excedente. Os índios têm um senso de coletividade ímpar, podendo usar como exemplo o fato de que o filho de um casal é filho de toda a tribo. Os índios não acumulam riquezas, pelo contrário, as dividem com os outros, e não tem ambições ou projetos milionários, o que eles desejam mesmo é não ser incomodados e manter vivas as suas tradições.

Quando me dizem que sou índio porque moro em Mairinque, sempre levo em conta esses pequenos fatos e respondo: “os índios são tão humanos quanto nós, com a sutil diferença de que são infinitamente mais organizados e mais respeitosos com seus semelhantes e com o lugar onde vivem”.

Luiz Guilherme é estudante de Comunicação na ESAMC - Sorocaba

0 Comments:

Post a Comment

<< Home