Sunday, June 12, 2005

O que é a nova loja Daslu?

Um mundo à parte foi construído em São Paulo essa semana. Uma loja onde um sutiã chega a custar R$ 1.700,00 e onde se pode adquirir um Masserati por R$ 760,000,00. Estou me referindo à nova loja Daslu, o estandarte do consumismo para a elite da elite da elite do Brasil. Lá trabalham várias modelos e até a filha do Governador do Estado. Existem seções para homens e mulheres, onde tudo que é de mais caro e supérfluo é vendido. O edifício é imponente e chama atenção de qualquer pessoa. Tem até acesso facilitado para deficientes. Tudo isso poderia ser lindo e maravilhoso se não fosse no Brasil, onde as classes sociais estão cada vez mais distantes, onde a economia claudica e não se vê dinheiro na mão dos que necessitam. A loja atende um nicho de mercado que jamais precisou estar no Brasil para comprar as coisas que lá são vendidas. Tudo pode ser achado em Nova Iorque, Paris, e o que não falta para eles é disposição para ir até lá e gastar.

A nova loja Daslu pode engrossar todos os problemas sociológicos do Brasil de hoje. O dinheiro que circula lá dentro, a ostentação e o luxo exacerbado podem fazer com que a inveja e a raiva sejam elevados a níveis incalculáveis. É óbvio que o rico não tem culpa de ser rico, mas um pouco de “disconfiômetro” pode evitar com que aconteçam sérios problemas aos consumidores, funcionários e os proprietários da loja, uma vez que uma pessoa que tem condições precárias de vida, ao ver uma senhora nordestina de cara bondosa servindo café para a elite da elite da elite, tem que se segurar muito para não extravasar toda a sua raiva diante de tal cena. Raiva da senhora nordestina, raiva do cliente que está sendo servido, raiva da ostentação da loja, raiva do Brasil. Toda essa raiva aliada a um profundo descontentamento de ser quem ela é e de saber que a chance de consumir naquela loja é praticamente inexistente. E se não extravasa a raiva, passa a mendigar pelos arredores do edifício. E assim a nova loja Daslu vira um verdadeiro quartel de seguranças particulares, onde os clientes jamais terão a sensação de liberdade, comodidade e segurança para comprar.

A nova loja Daslu, trocando em miúdos, é a mais pura e completa representação de uma classe social que não sabe mais onde gastar sua fortuna e que precisa de uma auto afirmação que extrapola os níveis seguros de sociabilidade. Seria melhor se os donos permanecessem quase omissos, como fizeram até hoje, pois assim não gerariam tanto azedume aos nossos olhos como estão fazendo agora.

Luiz Guilherme é estudante de Comunicação Social da ESAMC – Sorocaba.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ridícula a citação da velha nordestina. No NE também existem pessoas com grana dispostas a gastar.

10:49 AM  

Post a Comment

<< Home