Friday, December 09, 2005

Tecnologia

Windows pronto para o Carnaval

Por Luiz Guilherme Amaral

Já faz algum tempo, na época do saudoso Windows 3.1, quando surgiu um simpático programinha chamado ‘Icon HearIt’ onde todos os ícones e eventos da interface poderiam ser animados e ter sons. Era uma febre ver todos os ícones se mexendo, fazendo gracinhas no cursor e ouvir aquela voz feminina dizendo ‘minimize’ e ‘maximize’ a ponto de deixar qualquer pessoa alheia às nossas atividades loucas. De lá para cá muito da interface do Microsoft Windows mudou, bem como sua estrutura também trouxe avanços e atrasos perceptíveis. Hoje a interface continua personalizável, porém o poder é muito maior. Os programas que fazem mágicas com a aparência dos desktops são cada vez mais utilizados para que o azul enfadonho e a barra de tarefas imutável possam ganhar uma cara nova e deixar as tarefas do dia-a-dia mais agradáveis. Não se trata de um lifehack, mas sim de um visual hack.

Nas últimas semanas testei o programa ‘WindowBlinds’ da Stardock Corporation e fiquei realmente impressionado em como o desktop pode ganhar uma cara nova e continuar “estável” (usuários de Windows conhecem bem os parâmetros de ‘sistema estável’). Instalei uma versão trial do produto e configurei a aparência do Mac OS X. Pronto! Lá estava eu andando de Fusca com uma carcaça de Porsche. Tudo funciona muito bem, apesar de o Photoshop não reconhecer os widgets para janelas toolbox (que não se pode minimizar ou maximizar). O sistema não fica muito carregado pois o WindowBlinds age direto nas APIs que cuidam da interface gráfica, não necessitando que o programa fique na bandeja (espaço ao lado do relógio). É claro que se você não optar por mudar alguns elementos de navegação, como colocar a barra de tarefas na parte superior do vídeo, você só consegue um bom efeito de janelas, mas não terá a real sensação de usar a mesma interface do Mac. Outros pequenos programas podem ser adicionados, como o ObjectDock, também da StarDock, que simula o menu do Mac OS X com aquele efeito de aumentar o ícone quando ele é apontado. Mas não só a interface da Apple pode ser utilizada. Há uma centena de interfaces criadas por usuários e outros pequenos gadgets que deixam o Windows mais divertido.

Depois de brincar vários dias com essas interfaces, o programa expirou e, para minha surpresa, não deixou nenhum spyware ou qualquer outro componente solto no meu disco rígido, chamando DLLs malucas e fazendo meu sistema endoidecer. A versão 5 do WindowBlinds custa US$ 19,95 e pode ser comparada com cartão de crédito ou via Paypal. Já o ObjectDock custa 49,95 e ambos podem ser encontrados no site http://www.windowblinds.com. Particularmente, prefiro manter a minha nova instalação do Ubuntu Linux e não precisar burlar programas e sistemas para que o Windows se pareça com algo que está longe de ser: confiável e bonito.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home