Monday, April 10, 2006

Ombusman

A figuração mais cara do Brasil

Por Luiz Guilherme Amaral

Qual a sensação de mendigar 10 milhões de dólares para fazer figuração numa viagem ao espaço com o simples propósito de mostrar a bandeira do Brasil? Marcos Pontes pode responder com a maior propriedade do mundo. Nesses dias vimos cenas caóticas de um brasileirismo descabido, além da glamourização da idiotice promovida mais uma vez pelo nosso presidente Lula, aquele que nada sabe e nada vê.

Como disse Roberto Pompeu de Toledo na Veja desta semana, a única coisa que o astronauta conseguiu colher no espaço, além dos feijões, foi a fama de otário por ingressar num programa espacial em que sua participação foi meramente de reserva de coadjuvante, além de se prestar a um papelão com as “teleconferências” promovidas pela Rede Globo, tendo que ouvir comparações com Ayrton Senna e se desdobrando em mil para mostrar uma bandeirinha do país.

Em uma de suas entrevistas a William Bonner, tive a nítida sensação de que ele era mais um pop-star global, e a entrevista foi conduzida como para um pop-star global: foram feitas perguntas de ensino fundamental até chegar ao cúmulo sobre a força de sua espiritualidade depois de ver o mundo girar. Realmente, pela primeira vez eu esperei algo mais da Rede Globo ao tratar desse assunto, mas levei uma portada na cara. Tudo foi superficial como sempre. Nunca aprendo mesmo.

O que eu me pergunto é: o que acontecerá com Pontes depois de sua ‘reabilitação’ à gravidade terrestre (haja vista que ele ficou tão pouquinho lá que nem dá tempo de estranhar)? Será que ele será comentarista esportivo com Galvão Bueno? Será que ele fará análises da previsão do tempo no Jornal da Globo? Será que ele fará uma ponta na Malhação como professor de astronomia, o assunto que ele menos domina? Não sei, é de se pensar, mas o que eu sei é que sua conta bancária ficará um pouco mais polpuda pela colaboração na campanha do candidato Lula e que, na pior das hipóteses, vai tentar arrancar mais uns 10 milhões do próximo governo para retirar clorofila de folhas de árvore em outra super mega expedição. Quem sabe, depois da missão ‘Centenário’ não venha a missão ‘Pelé’ ou até a missão ‘Comandante Rolim’. Ai, ai, Brasil...

1 Comments:

Blogger paula pavel said...

hey vamos vender palavras em Marte?
acha um político em campanha aí!

(muito bom)

9:25 PM  

Post a Comment

<< Home