Monday, April 03, 2006

Vox

Vida de Sorocabano – Prólogo
Por Luiz Guilherme Amaral

Que em Sorocaba a cultura para dirigir automóveis é estranha isso todo mundo já sabe. Já disse que sorocabano não deveria tirar carteira de motorista, mas sim porte de arma. Só que eu também sou sorocabano. Nasci aqui, estudo e trabalho, apesar de ter sido criado em Mairinque. Agora que também moro aqui, posso dizer que sou 100% sorocabano, porém com sentimentos diversos.

Pois bem, estava eu indo para o trabalho numa terça-feira ensolarada quando chego no cruzamento da Washington Luiz com a Carlos Comitre. Quem passa por lá diariamente sabe que este ponto não é um dos mais agradáveis para se atravessar, mas não é uma Faria Lima na hora do rush. Farol vermelho. Piso com confiança na faixa de pedestres, sempre de olhos nas luzinhas do semáforo. De repente, aquele vermelho que me trazia segurança e esperança torna-se o verde do meu desespero, pois eu sabia que jamais teria a prioridade naquela enorme faixa de pedestres. Eis que, no meio do caminho, os carros se agitam ferozmente e avançam em minha direção, no meio da faixa de pedestres. Quando vi, já estava a ponto de ser levado de carona por um capô quando levantei os braços, soltei impropérios válidos até a quarta geração dos motoristas e corri de volta para a calçada, como aquele jogo do sapinho do saudosíssimo Atari. Saí da faixa de pedestres. Retomei fôlego, esperei o sinal fechar novamente e então consegui atravessar, com uma cara de bode chutado e procurando meu maço de cigarros dentro da mochila.

O pior é que, inconscientemente, eu sabia que aquilo ia acontecer. Sabia porque estou em Sorocaba, porque os motoristas não respeitam pedestres, porque dirigem mal (não todos, mas todos os que estavam naquele cruzamento), e principalmente sabia porque era uma manhã de terça-feira ensolarada, e eu estava indo para o trabalho. No meio da faixa de pedestres.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Dia de cão heim Zé!?
Abraços brother!
E muito sucesso!

6:02 AM  

Post a Comment

<< Home