Monday, May 15, 2006

Ombudsman

Os rumos do jornalismo mundial
Por Luiz Guilherme Amaral

A 26a Conferência da ONO, Organização de Novos Ombudsmans, teve como pauta problemas sérios que vêm acontecendo com o jornalismo não só nacional, mas do mundo todo. A convergência tecnológica para transmissão de informações e o cuidado com o conteúdo em tempo real são alguns dos principais temas. Para quem não sabe, um ombudsman é o profissional responsável por zelar pelo conteúdo do meio de comunicação para que ele seja o mais imparcial e isento possível. Também, ele é o mediador entre leitores e o meio de comunicação para que as injustiças sejam corrigidas.

O maior problema para os meios de comunicação hoje é lidar com questões como preconceito, falta de cultura ou os limites da liberdade de expressão. Casos como as caricaturas do profeta Maomé, que causaram indignação e revolta dos muçulmanos são exemplos claros de que o conteúdo jornalístico precisa passar por um raio-x mais intenso e evitar que problemas como esse voltem a ocorrer. Não obstante, o conteúdo dos canais eletrônicos, como RSS ou notícias de última hora devem ter uma atenção mais especial para que não venham com mais e mais errata, inverdades e reportagens incompletas. Não cabe apenas ao editor-chefe tomar conta desses quesitos, é preciso que haja uma consciência geral dos jornalistas, ombudsmans e porque não dos diagramadores, no intuito de cuidar para que o que esteja sendo veiculado é a verdade absoluta, fruto de investigações, pesquisas, entrevistas e outros métodos.

Nos últimos seis meses, os jornais americanos perderam 2,5% de circulação por causa da concorrência com a internet e da previsibilidade do noticiário. Nota-se, ainda, que jovens americanos praticamente não abrem mais jornais, e preferem ler notícias apenas pela internet. Com isso, discute-se também como os jornais podem usar a rede mundial para divulgar as notícias e principalmente manter a circulação dos jornais impressos. A sincronia entre internet e mídia impressa é uma tarefa árdua, mas que com algum trabalho honesto pode obter um enorme resultado. Bom para que fabrica notícia e bom para que lê.

Ombudsmans são profissionais que zelam pelo conteúdo que nós, "seres normais", precisamos para formar opinião, saber o que acontece no mundo e debater em nossas conversas. Quanto mais consistente for a atuação de um ombudsman, melhor será a consistência dos meios de comunicação. Sejam esses a televisão, jornal ou internet. Uma dica: seja amigo do ombudsman do seu jornal.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Aprendi q ONO não ser apenas para fazer layout beta version... E que sim é uma sigla importante para a classe os Ombudsmans de todo mundo, e até do Brasil-sil-sil !!!!

11:57 AM  

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