Monday, May 22, 2006

Ombudsman

Não vou falar sobre os ataques
Por Luiz Guilherme Amaral

Por questões morais e técnicas, prefiro não comentar sobre os ataques do crime organizado que desorganizou todo o Estado de São Paulo. E não o farei porque conversei com uma amiga minha que mora em São Paulo e ela me disse que está tudo calmo. O governador também disse que está tudo tranqüilo e que tudo não passou de boataria. Aí eu me pergunto: pra quê escrever sobre boato? Não é de boatos que vive um meio de comunicação. Semana passada eu já havia comentado sobre os esforços dos meios impressos em manter a idoneidade das notícias. Não quero falar de coisas que não aconteceram.

Realmente foi boato a história de que a polícia já sabia que esse ataque iria ocorrer e mesmo assim prosseguiu com o indulto do Dia das Mães, porque nada mais óbvio do que liberar um assassino ou um ladrão de banco para ver a mamãe, coisa que já ocorre mesmo quando ele está preso. Foi boato que um técnico de som gravou o depoimento de delegados dizendo que haveria transferência de presos para Presidente Bernardes. O depoimento era secreto, mas bastou molhar a mão do rapaz com 200 reais para que todos os interessados soubessem disso para se rebelarem. Também foi boato que isso tudo foi negociado por celulares. Ninguém que está na cadeia usa celular por dois motivos: eles estão bloqueados e a polícia faz mensalmente um “arrastão” não celas onde são apreendidos por volta de 200 aparelhos. Tudo isso é boato. Tudo mentira. São Paulo não parou em plena segunda feira. Ou parou porque os paulistanos estavam cansados. Aqui em Sorocaba houve uma onda de pânico tão forte por causa das notícias tortas que até cancelaram as aulas na minha faculdade. Só que eu moro em frente dela. Se mandassem uma bomba lá, eu voaria junto.

Essa situação letárgica dos políticos é o que me faz ter inveja de não ser um deles. Do lado de lá, passeios em Nova Iorque, descanso em São Bernardo do Campo e mil e uma aventuras. Do lado de cá, vive-se constantemente ligado em tudo que está ocorrendo para planejar os próximos passos para ir embora para casa. E toda essa boataria de ataques acabou com a negociação com Marcola para que ele mandasse parar a matança em troca de TVs de plasma. Isso também foi boato, sabia? Ah, sim. Esqueci que eu não deveria falar sobre boatos aqui hoje. Desculpe.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pois é, são 15:57, estou sem fazer nada e por isso vou enchar de posts seus "comments" pra vc achar que alguém entrou aqui e falou algo de util... Não que isso não aconteça, claro que acontece... Mas eu preciso matar meu tempo... Entao não fique bravo, valeu !?

12:02 PM  

Post a Comment

<< Home