Monday, May 29, 2006

Vox

Vamos ver cultura
Por Luiz Guilherme Amaral

Gosto da Adega Cultural de São Roque. Nos últimos anos é uma das mais estruturadas agendas culturais que a cidade já teve. Acho essencial que este tipo de programa exista na cidade para complementar os pontos turísticos, exatamente porque os sanroquenses, que já viram todos eles, merecem ter coisas diferentes nos mesmos lugares.

Todas as quintas feiras tem algo diferente acontecendo na Brasital: palestras, música, teatro. Um dos fundadores, Paulo Moraes, sabe tudo de cinema. É uma oportunidade excelente para conhecer alguns filmes que não fazem parte das programações das TVs abertas, e ainda por cima debater sobre a trama e toda a filosofia abordada. Não é nada expressionista, com happenings, drippings do Pollock e outras coisas doidas (não chatas), mas é tudo muito honesto e verdadeiro. A proposta da Adega é transformar o conhecimento que os participantes têm em um bem comum.

A Virada Cultural em São Paulo, apesar da onda de violência, conseguiu fazer a cidade toda sair de casa para ver a maior agenda que a metrópole já teve. Shows com entrada franca, com entrada salgada, de todo jeito. O departamento de Cultura da capital teve um trabalho enorme para fazer toda a programação e principalmente para ajudar os cidadãos a esquecer tudo o que aconteceu, e segundo as reportagens de jornal e internet, conseguiram.

São Roque tem bons artistas e contato com muitos outros do mesmo gabarito e com visibilidade. Seria muito interessante ver uma série de eventos em que todo tipo de arte se reúne em vários pontos da cidade para engrossar o potencial que São Roque possui e deixar a agenda cultural mais interessante. Sempre esperamos pela Festa de Agosto (e a sopa de Capeletti da barraca da Apae), mas neste meio tempo, com um festival cultural em que se tenha música, teatro, cinema, dança, pintura, artesanato e palestras, todos terão a chance de mostrar um belo trabalho e sair para outras cidades para fazer divulgações, tanto do próprio ofício como da cidade de São Roque. Vamos ver mais cultura? São Roque consegue!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home